
Com o propósito de homenagear os 25 anos de ministério do Pastor João Pedro Carvalho e da Evangelista Célia Carvalho, no dia 23 de outubro, na sede da AD Coimbra, teve lugar um culto especial. O irmão Eduardo Nunes iniciou o culto e fez uma breve referência ao início do ministério do Pastor João Pedro, assim como a momentos que puderam compartilhar.
De seguida, a Irmã Marta Rocha leu um texto sobre o percurso destes servos do Senhor a tempo inteiro, começando por relatar a sua vida conjugal, desde a sua génese até à atualidade. Posteriormente fez-se menção ao seu tempo de preparação para a chamada, no Instituto Bíblico das Assembleias de Deus, ao seu estágio em Pombal, ao início do ministério e à presidência da Assembleia de Deus em Coimbra, fazendo também referência aos diversos pastores que já passaram pela AD Coimbra e com os quais este casal teve o privilégio de trabalhar. Mencionou, também os obreiros que foram enviados pela Igreja para o MEIBAD, as funções a nível nacional do Pastor do João Pedro, o coração missionário do casal para a missão transcultural, bem como para a nacional, e ainda o trabalho holístico desempenhado pela Irmã Célia. Por fim, foram-lhes dirigidas palavras de agradecimento pelo seu serviço ao longo destes 25 anos.
Os presentes puderam ainda assistir a um vídeo que visava relatar um pouco do ministério deste casal.
De seguida, o Irmão Abrão Seguro, em representação do ministério, leu cinco versículos de 1 Tessalonicenses 5. Após a leitura, mencionou as funções do ministério e seus constituintes, a “livre, bondosa e misericordiosa criatividade divina” que se pode ver manifestada nos pastores, ao longo dos anos, e reforçou o que já fora dito em relação ao início da atividade ministerial do casal. Reforçou o peso da responsabilidade da chamada, mas também do privilégio que é recebê-la da parte de Deus. Relembrou também a tomada de posse do Pastor João Pedro na direção da Igreja e a caminhada comum que a Evangelista Célia fez e continua a fazer ao seu lado. Por fim, após ler ainda alguns versículos em Mateus, apelou ao sentimento de união e de serviço da Igreja (com referência a Hebreus 16:10) e deixou uma palavra de esperança para a continuação de um ministério abençoado.
Como não poderia deixar de ser, casais de obreiros estagiários e algumas crianças da Escola Dominical ofereceram algumas lembranças ao casal.
Por último, o Pastor José Manuel de Sousa teve uma intervenção. Começou por ler Colossenses 3:23-24, e de seguida relembrou o percurso de 25 anos de ministério, recordando a ida para a escola Bíblica, para Pombal e o regresso à sede. Teve ainda a oportunidade de felicitar o casal pelo ministério próspero que tem tido, mesmo não sendo fácil. Deixou-lhes umas palavras de força e encorajamento, porque “se estivermos Nele seremos mais do que vencedores”, porque de Deus vem o auxílio em todo o tempo. Através dos versículos de Levítico 6:8-13, referiu que o fogo tem de estar sempre presente nas nossas vidas, de forma a podermos servir a Deus íntegra e poderosamente. Disse também que é necessário que a nossa vida não se transforme em cinzas, mas que esteja sempre a arder, tal como a sarça ardente. Antes de acabar a sua intervenção, orou juntamente com a Igreja pelo casal, para que as suas vidas possam ser cheias do fogo do Espírito Santo e que tenham sempre graça para conduzir o rebanho.
Para terminar a celebração dos 25 anos, num momento sentimental e tocante, tanto a Evangelista Célia Carvalho como o Pastor João Pedro Carvalho, relembraram os momentos mais marcantes do seu ministério, agradecendo à Igreja e à família, por estarem sempre lá, prontos a sustentá-los em todo o tempo com orações e gestos.
No fim do culto, no rés-do-chão, toda a Igreja pode cumprimentar o casal, deixar uma mensagem escrita e deliciar-se com uma fatia de bolo.