
Depois de mais um ano a observar o mover de Deus, é tempo da Igreja pensar no futuro, confiando que Ele será connosco em todas as iniciativas que estão por vir. Foi neste espírito que se realizou mais uma Conferência de Igreja. “Chamados à Liberdade” foi o tema escolhido, tendo por base o texto de Gálatas 5:13. Iniciada a 7 de outubro, esta Conferência contou com a presença do Pastor Rúben Martins e da sua esposa Sara.
Na sexta refletimos sobre sermos “Chamados à Liberdade para Crescer”, usando a figura de Elias (1 Reis 19:1): um servo que viu as maravilhas de Deus, estando familiarizado com a ação do sobrenatural na sua vida, mas que mesmo passou por um estado de inquietação e angústia de tal modo profundo que chegou a pedir a morte. Tal como Elias, por vezes, nós também não sabemos descansar em Deus, uma vez que as dificuldades com as quais somos confrontados nos roubam a paz e o verdadeiro descanso que só o Senhor nos oferece.
No sábado, o grupo FOCUS abriu o programa. Através da dança e da representação foi retratado um diálogo antagónico entre um Ego caído, que defendia que Jesus nos ama, mesmo quando fazemos um usufruto desmedido do nosso livre-arbítrio, e o Espírito Santo, que defendia que nos precisamos de arrepender da aparência de bons cristãos. O intuito de Deus é que voltemos sempre ao primeiro amor. Depois de um tempo de louvor, o Pastor relembrou-nos de que nos continuamos a esquecer de que Cristo, segundo a Sua misericórdia, nos gerou para uma nova vida cheia de esperança e que só Nele deve estar a nossa fé e não em meros cenários carregados de esperança que nós cogitamos nas nossas mentes cansadas. A noite terminou após um tempo de louvor, algo que temos o dever de fazer, já que fomos “Chamados à Liberdade para Adorar”.
No domingo teve lugar o último dia da Conferência. Em primeira instância, foi divulgado o Plano Anual da Igreja: estão previstos o regresso de iniciativas já habituais, mas também seremos abençoados com a introdução de novas atividades. Neste culto de Ceia repleto de razões para celebrarmos a ação de Deus, foi também tempo de assistir à consagração ao Ministério dos obreiros David e Raquel Miranda, cujo seu serviço nas áreas de Soure e Montemor-o-Velho tem sido motivo para dar graças ao Senhor. Para rematar, o Pastor Rúben falou sobre sermos “Chamados à Liberdade para Servir”. Pegando naquela que foi a primeira reflexão da Conferência, o nosso estado de espírito de cansaço, causado pelo ritmo de vida frenético que levamos, carregado de preocupações relativas às nossas esferas pessoais – a família, o emprego, a casa – faz com que nos sintamos cansados de esperar em Deus. Precisamos de aprender a descansar, confiar e tirar tempo para Deus, para que possamos viver o verdadeiro descanso e servi-Lo enquanto temos oportunidade, dado os tempos difíceis em que vivemos, onde a liberdade que possuímos para glorificar o Seu nome é cada vez mais incerta.
A cada irmã e irmão envolvido nesta bonita tarefa que é participar no crescimento da obra do Senhor, um obrigado sentido! Que agora nos deixemos moldar por ele e sejamos capazes de abandonar a nossa ansiedade e os nossos medos, de modo a que Deus cuide de nós e possamos descansar nele! “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; ao contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.”
Que a graça do Senhor esteja connosco neste novo ano!