No fim de semana de 17 a 19 de novembro, teve lugar a 47ª Conferência Missionária. Este evento anual visa reunir os irmãos das diferentes áreas de missão e os missionários responsáveis pelas mesmas, mas também procura consciencializar a Igreja sobre o trabalho que está a ser feito na missão nacional e transcultural, assim como a necessidade de continuarmos a orar e contribuir com alegria.
Este ano a igreja foi abençoada com a palavra trazida pelo Pastor António Gonçalves, que deu a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido na Guiné com o apoio da igreja de Benfica e acima de tudo debaixo da direção de Deus.
No sábado, pelas 16h, houve mais uma Reunião de Jovens cujo programa teve início com uma coreografia preparada pelo grupo FOCUS. Depois de ouvir o testemunho do Obreiro Estagiário Gerson Neto, que contou o seu percurso na igreja (desde uma criança criada nos bancos da Escola Dominical até ao momento em que Deus o desafiou a frequentar o MEIBAD e subsequentemente mudar-se para a Guarda – onde está atualmente a estagiar), o Pastor falou sobre a necessidade de conhecer a Deus na juventude. Apoiando-se no exemplo de excelência de José (um jovem de 17 anos, íntegro de coração, que por meio da dor de ser vendido e escravizado foi usado por Deus para que ele no futuro salvasse aquela nação) e na figura de Jesus – que, aos 33 anos, morreu por toda a Humanidade, cumprindo assim o propósito de Deus para a sua criação, fomos desafiados a refletir sobre que quando ficamos disponíveis e, na Sua vontade, respondemos ao apelo de Deus, coisas extraordinárias vão acontecer e Ele nos fará prosperar.
Pelas 21h, teve lugar mais um culto desta conferência (iniciou-se com a participação do grupo FOCUS). Após um tempo de louvor e de agradecimento a todos os missionários que exercem continuamente o seu trabalho, o Pastor falou sobre a importância de servir (auxiliando-se de uma passagem em Marcos 10:43-45), transmitindo a urgência de certos elementos no ato de servir, tais como: dar a nós próprios e de nós próprios, com generosidade e perdoar, lembrando sem ressentimentos. No fim, relembrou que é Deus quem honra. Por mais que queiramos ser reconhecidos pelos outros, quando servimos, é Deus quem nos reconhece verdadeiramente.
No último dia desta conferência uma vez mais o compromisso com a Missão foi relembrado e estimulado. Deus é o provedor de todas as nossas carências e Ele prepara o caminho, mesmo quando nos é difícil acreditar que a ajuda virá. Através dos testemunhos de alguns missionários, o pastor António reforçou isto mesmo e certamente a igreja foi tocada pelo Espírito Santo para estar mais desperta para a missão.