O reino dos céus (ou reino de Deus) é semelhante a… é uma expressão que Jesus aplicou frequentemente ao longo do Seu ministério. Quer associada a uma parábola, isto é, a uma história moral e curta, frequentemente expressa com imagens e metáforas do quotidiano, quer de forma clara, afirmada por Jesus, que o reino chegou, quando Ele inicia o Seu ministério terreno e age com soberania e poder na vida do Homem impactando-o[2]. O reino de Deus tem a capacidade de alterar a condição natural do homem, e por sua vez a sua conduta.
Mas não se fica apenas por aí, porque Jesus proclama que esse reino é também futuro. É certo que este reino já é presente, mas irá ser consumado quando Cristo vier reinar para sempre. Jesus ensinou os seus discípulos a orar pela vinda do reino, o que implica que ainda não chegou na sua plenitude.
O ensinamento sobre o reino era algo misterioso e não era dado a conhecer a toda a gente[3]. Contudo, vemos algumas orientações da parte de Jesus sobre este reino. No Sermão do Monte[4], Jesus ensinou sobre como viver no reino, mas em algumas parábolas que contou, destacou a natureza do próprio reino.
O Reino de Deus refere-se ao domínio e soberania de Deus sobre tudo. Incluindo a vida presente e futura da humanidade. Hoje ainda tem uma ênfase muito espiritual, dentro de nós[5], ao focar na transformação do coração, no final, este mesmo reino tornar-se-á físico e visível. Quando se tornará físico, nós não sabemos nem o dia nem a hora[6]. Esperamos esse reino, onde nem todos vão ter acesso[7]. Mas, se este reino é para todos, mas nem todos entrarão, se é assim tão valioso e rico, quem e como é que pode lá chegar?
O acesso ao reino é somente através da morte e ressurreição de Jesus. Ao aceitá-Lo como Senhor e Salvador das nossas vidas, podemos usufruir do reino. No entanto, o pecado, a falha moral em relação a Deus e à Sua Palavra, cega o entendimento e leva a humanidade a negar e a não reconhecer o governo soberano de Deus. Por essa razão é que alguns são colocados fora, pois não admitem a sua própria falha, nem que precisam de uma solução. Por isso, devemos ser humildes como crianças para entrar no reino[8].
Quando o reino de Deus no futuro for plenamente inaugurado, veremos a vontade divina a ser executada num mundo redimido, perfeito e justo, governado por Cristo. Quem não quer estar lá? Até esse momento, podemos aproveitar a graça e a misericórdia revelada em Jesus, mas depois as oportunidades irão terminar.
Muito fica por dizer acerca deste reino. Mas o essencial é claro: ele é real e muito valioso, e o seu estado final virá a qualquer momento. Nem todos irão gozar para sempre desse reino, porque nem todos se preparam de antemão para esse momento. Queres usufruir do reino? Então busca-o! Aproveita a vida abundante que Deus tem para ti, com as maravilhas do Seu reino e do Seu agir sobrenatural.
[1] Mt 13:44-45
[2] Mt 12:28
[3] Mt 13:11
[4] Mt 5-7
[5] Lc 17:21
[6] Mt 25:1-13
[7] Mt 13:24-30; 47-50
[8] Mt 18:3-4