Nos dias 7 e 8 de abril decorreram na AD Coimbra dois eventos especiais: o Especial Kids, direcionado para as crianças dos 6 aos 11 anos, e o Especial INTIMUS, focado nos jovens com mais de 12 anos. Ambos os eventos tinham em comum o tema principal: Identidade. “Quem sou eu em Cristo?” foi a questão que crianças e jovens aprofundaram durante estes dias.
O Especial Kids teve como oradora a Evangelista Célia Carvalho. À chegada, cada criança preencheu o seu bilhete de identidade, mas ao longo do dia foi-lhes explicado que a nossa identidade não é apenas natural, mas também espiritual. Deus criou-nos, conhecendo-nos quando mais ninguém nos via. Ele é o Pai presente e que cuida de nós diariamente. Jesus é o nosso irmão mais velho, o Filho de Deus, que, ao morrer por nós, nos permitiu receber a bênção de sermos chamados filhos de Deus. Um filho segue as pisadas dos seus pais e nós fomos chamados para ser Seus seguidores! Através dos cultos, da comunhão entre monitores e crianças, dos jogos e dos momentos à mesa, todos os que estiveram presentes foram abençoados. O dia terminou com um culto “Em Família”, onde as crianças tiveram a oportunidade de participar no momento de louvor, ensinando aos presentes a música lema deste Especial Kids, e onde a Evangelista Célia teve a oportunidade de partilhar a Palavra.
O Especial INTIMUS contou com a presença do Pastor Isaac Reis da igreja Encontro Vida (Lisboa). Foi distribuído a cada jovem um pequeno livro devocional, para que pudessem refletir ao longo da semana que se seguia sobre o tema da identidade. Após um almoço proporcionado pela equipa juntos.COME, seguiu-se um tempo de jogos e uma sessão de esclarecimento de algumas dúvidas dos jovens relativamente à questão da identidade. Depois do jantar, durante o culto da noite, o Pastor Isaac voltou a partilhar a palavra de Deus sobre o tema do evento: refletir sobre o que é ter a nossa identidade firmada em Jesus Cristo, contrastando com um mundo onde as crises de identidade são cada vez mais recorrentes entre os jovens, trazendo sérias consequências ao nosso bem-estar.
No nosso quotidiano somos expostos constantemente a ideologias e doutrinas que podem enfraquecer o nosso relacionamento com Deus, se assim deixarmos brechas para estas entrarem na nossa vida. Assim, é fundamental alicerçarmos a nossa individualidade em Deus, não só por sermos Seus filhos, mas também para podermos ser sal e luz para aqueles que diariamente travam ferozes batalhas consigo próprios, vivendo repletos de dúvidas sobre quem e o que devem ser.
Ele morreu por mim, então eu devo viver para Ele!