No dia 25 de março, pelas 20:30h, teve lugar, no r/chão da Assembleia de Deus de Coimbra, a 3ª sessão do projeto “Faz Sentido”, cujo tema foi “Porquê o Cristianismo e não outra religião.” A oradora foi a obreira estagiária Dina Neves.
Como disse: “A Religião é algo que a humanidade tem em comum. Ainda não foi encontrada em toda a História uma comunidade que não tivesse algum tipo de crença ou rituais religiosos. Só o ser humano tem uma consciência religiosa dentro de si e a Bíblia diz-nos que foi Deus quem colocou no ser humano a busca pela eternidade, por algo mais, pelo sobrenatural (Eclesiastes 3:11,12).”
O que torna o cristianismo tão diferente das outras religiões?
- Visão de Deus: o Deus cristão, Jesus, sem deixar o Seu poder e glória, torna-se presente de forma pessoal na vida daqueles que aceitam como Senhor e Salvador.
- A saciedade da alma: O judaísmo, o islamismo, budismo, entre outras religiões colocam o foco da saciedade da alma nas suas práticas religiosas e nos seus livros sagrados, apenas. Por outro lado, Jesus declara ser o pão da vida (João 6:51), que sacia o Homem espiritualmente; a água da vida, que sacia a alma do pecador (João 4:14). Nenhuma outra religião promete no seu Deus, apenas e somente no seu Deus, a saciedade da alma e do espírito do homem de forma completa e poderosa.
- A justificação do Homem: Todas as religiões concordam que há algo de errado no Homem, quer chamem a isso pecado ou não. Para os judeus, o Homem salva-se pelas obras e obediência aos mandamentos santos, vindos diretamente de Deus; para os islâmicos, o Homem pode ser salvo na terra e chegar ao paraíso se seguir fielmente os 5 pilares da sua fé estabelecidos no Corão; para os hindus, o Homem é redimido conforme o seu bom Karma e por isso acreditam na reencarnação para que o Homem seja punido ou recompensado pelos seus atos; o budismo defende que o Homem pode salvar-se pela disciplina que o leva ao estado de esvaziamento, nirvana. O cristianismo coloca o foco no sacrifício perfeito que o Deus santo exigia, cumprido através do próprio Deus encarnado, Jesus, para salvar o Homem que em fé deve aceitar a sua impossibilidade de ser salvo por si mesmo e crer em Jesus.
- A certeza da verdade: Será que a verdade existe? Será que há algo absoluto onde podemos acreditar? Muitas religiões relativizam a verdade, mas mais uma vez, o Cristianismo é inédito ao afirmar que a verdade é uma pessoa, Jesus Cristo, pois tudo o que Ele disser, fizer ou mandar, é verdade e a verdade liberta o Homem (João 14:6, 8:32). Então, o Cristianismo não nos deixa soltos e livres para relativizar a verdade, mas novamente encaminha-nos para Cristo.
- Poder sobrenatural: A maior prova de poder sobrenatural foi a ressurreição de Jesus que nos garante poder sobre o mal, o pecado, as doenças, as tentações e permite que o ser humano experimente salvação e possa conhecer o grande poder da ressurreição (Filipenses 3:10).
Terminou com uma frase que a marcou “Eu não preciso provar que as outras religiões estão erradas para provar que o Cristianismo é o caminho correto”, acrescentando que nenhuma outra religião nos garante um Deus tão cheio de poder, amor e perdão, que se deseje relacionar connosco e que nos dê respostas sobre quem Ele É e quem somos nós.