O arranque das atividades da Igreja, após a pausa da pandemia, foi sem dúvida um processo que requereu paciência, perseverança e fé no nosso Deus. Assim, no dia 25 de junho de 2023, retomou-se mais uma iniciativa nuclear do plano da igreja: o Passeio da Escola Dominical.
Quatro anos após o último passeio, em 2019, foi tempo de voltar a viver este dia, no Parque de Merendas de Montemor-o-Velho, que celebra não só o fim de mais um ano letivo da Escola Dominical, mas que procura também salientar o espírito de convivência e partilha entre irmãos.
Pelas 10h, enquanto os irmãos se iam instalando no espaço, foi tempo de assistir a uma nova versão de uma peça já apresentada no passado: “Operação Coração Branco”. Esta história, que decorre numa lição de Escola Dominical, retratava uma série de alunos que apresentavam um coração malcheiroso e uma professora que (com a ajuda de duas profissionais na área: as doutoras KitKat e Pintarolas) recorria a diversas estratégias para tentar remediar a situação. Desde bolas de sabão a exames médicos, nada parecia resolver o problema. É então que se chega à conclusão que o problema era o pecado: as consequências das nossas más ações que matam o nosso relacionamento com Deus. Após as crianças reconhecerem a sua necessidade de pedir perdão, um anjo entrega-lhes um coração branco: novo, puro, lavado e curado – símbolo de uma nova vida com Jesus.
Após a hora do almoço, foi tempo de recuperar duas tradições típicas dos passeios de Escola Dominical: o concurso de bolos (assim como há 30 anos atrás, seriam premiados os que confecionassem os três melhores bolos) e os já tradicionais jogos, entre eles: “Raquel e Jacó”; “O Quiz Bíblico” ou a corrida de sacos e cântaros. Para finalizar este dia tão emblemático, o Obreiro Estagiário Gonçalo Neves meditou sobre a importância de sermos corpo: a comunhão da igreja faz florescer e transbordar o amor que Cristo tem pela Sua noiva para aqueles que precisam de O ouvir e receber!
Num dia que conjugou a nova realidade em que vivemos com o saudosismo dos tempos antigos, que promoveu o contacto entre as gerações, onde não faltou boa-disposição e alegria, fica a certeza de que este dia é imprescindível para todos. Ansiamos com fervor e expectativa pelo próximo passeio, porque “como é bom e agradável que os irmãos vivam em união” (Salmos 133:1, O Livro)
Obrigado, Igreja!
Obrigado, Jesus!
“Eu tenho alegria no fundo do meu coração! Eu sei que é mais do que um sentimento, pois existe esperança na minha alma! Hoje, tenho alegria no meu coração” – Joseph O’Brien, “Down In My Heart (Joy)”