HÁ MAIS DE 50 ANOS NESTA CIDADE

A nossa História

Génese e evolução da igreja

“Ó noiva de Jesus, apronta-te para ir…” lema que marcou o início da história da Assembleia de Deus de Coimbra. Os relatos históricos daqueles que puderam experienciar o mover de Deus nesta cidade, frisam o sentimento que levou ao grande avivamento no ano 1962: “Tem de haver mais”. Muitos eram os crentes que apesar de pertencerem a outras denominações, começaram a orar e a buscar um mover sobrenatural. Em resposta às suas orações, o irmão Mário Mendes de Carvalho, vindo do Brasil, trouxe uma mensagem nova da parte de Deus, e fundamentada nas Escrituras: o batismo com o Espírito Santo é para hoje e para cada um daqueles que Ele chamar (Atos 2:39; ARC). Milagres, dons espirituais, pregação do evangelho, arrependimento e salvação de almas foram os marcos que ainda hoje são lembrados com muito amor e saudade.

Em 28 de abril de 1963, a Assembleia de Deus de Coimbra estava estabelecida. Do Valongo, à Rua de Aveiro, passando pela Avenida Fernão Magalhães, a Igreja crescia e era edificada. Neste período, a igreja de Coimbra em cooperação com outras congéneres a nível nacional, envia pela primeira vez um casal missionário para Timor. O desejo de levar o evangelho a toda a criatura ardia nos corações e, como tal, os crentes não só oravam pela missão como também a apoiavam financeiramente. Anos mais tarde a casa de oração passou a ser na Rua do Corvo, aí permanecendo até aos dias de hoje. Sendo um edifício centenário, a igreja sofreu em 2004 obras estruturais de reparação após uma parceria com a Câmara Municipal de Coimbra. Na medida da sua capacidade económica, as instalações têm vindo a ser melhoradas com um notável alargamento do espaço no rés do chão, a aquisição de uma propriedade contígua que resultou no aumento de salas de apoio, a criação de um pátio e a instalação de um elevador.

Departamento de Missão

A missão sempre caracterizou a igreja de Coimbra. Desde os primórdios da sua existência e mesmo quando os recursos eram escassos, sempre houve investimento espiritual e financeiro na região das Beiras e não só. Igrejas como a de Cantanhede, foram erguidas com o apoio de Coimbra, tendo-lhe sido dada autonomia no ano de 2003. A ação missionária da AD Coimbra ao longo dos anos tem incidido sobre toda a vasta região das Beiras, alcançando os distritos da Guarda, Viseu, Coimbra e ainda os distritos de Leiria, na cidade de Pombal e Aveiro, nas cidades da Mealhada e Anadia.

Nestes 60 anos de vida, celebrámos já 46 Conferências Missionárias, realizadas com grande regularidade com o objetivo de reunir os missionários dos vários Núcleos e de incentivar a igreja a orar, a contribuir e a enviar obreiros para os diferentes campos de missão, dentro e fora do país.

Em Portugal as missões da AD Coimbra encontram-se organizadas por Núcleos. Atualmente estão distribuídas da seguinte forma:

  • Núcleo da Guarda (engloba as cidades de Guarda, Trancoso, Figueira de Castelo Rodrigo e concelhos de Moimenta, Sernancelhe e Penedono);
  • Núcleo de Seia (alcança as cidades de Oliveira do Hospital, Gouveia e o Concelho de Tábua);
  • Núcleo de Pombal e Miranda do Corvo;
  • Núcleo da Bairrada (Anadia e Mealhada);
  • Núcleo de Soure e Montemor-o-Velho;
  • Núcleo de Poiares e Arganil.

Algo que é motivo de grande alegria para a igreja é ver a evolução dos seus diferentes campos de missão. Um exemplo claro é o do Núcleo de Soure, pois tem alcançado crescimento espiritual consistente, que se reflete em autossustento financeiro e um Ministério Local estabelecido.

Procurando estar sempre sensível à voz e direção do Espírito Santo, a Assembleia de Deus de Coimbra também tem apoiado projetos missionários transculturais, como o projeto “Semeadores de Alegria”, na Guiné-Bissau, e o projeto “Ligando Vidas”, em Cabo Verde, este através da agência missionária da Convenção (AMAD). Para além destes projetos, o trabalho dos missionários Harry e Elizabeth Osland, em Angola, é acompanhado em oração e ofertas pontuais direcionadas a necessidades específicas.

Congregações e Sede

Nos tempos de avivamento muitas foram as pessoas salvas, havendo a necessidade de se criar várias congregações em torno da cidade para poder dar resposta a irmãos que desejavam e necessitavam de se alimentar da Palavra. Estas pequenas igrejas foram fulcrais para a edificação do corpo de Cristo, assim como foi vital a sábia estratégia de reunir ao domingo todos os irmãos, num grande tempo de celebração realizado na Sede, o que garantiu a força da unidade. Contudo, derivado do facto de ao longo dos anos as populações se mobilizarem cada vez mais para o centro da cidade, as congregações, outrora repletas de irmãos, têm vindo a ter menos assistência, passando a Sede a ser o principal local de concentração semanal. Fruto da globalização, destaca-se a chegada de muitos irmãos estrangeiros, podendo-se dizer-se que somos abençoados por ser uma igreja intercultural. Importa ressalvar que, há cerca de um ano e meio, se reúne, no rés do chão das nossas instalações, um grupo de irmãos de nacionalidade chinesa que não congregam connosco devido à barreira da língua.

Conhecimento Bíblico

Conhecer a Palavra é fundamental na vida de qualquer cristão. É por ela que conhecemos Aquele que nos criou, o Seu plano redentor e a Sua vontade para a nossa vida, individualmente e como Sua noiva. É necessário estarmos armados com a Palavra!

Para partilhar e estudar a Bíblia, a igreja tem contado com o excelente contributo dos Cooperadores da Palavra. A estes homens e mulheres, que mesmo tendo um trabalho secular se disponibilizam a dar do seu tempo e recursos para servir Aquele que merece toda a honra, o nosso muito obrigado. Oramos para que Deus vos continue a dar todos os meios necessários à continuidade deste trabalho tão precioso.

No presente ano, e com o foco de explorar as Escrituras, foram criadas iniciativas como o Instituto de Correspondência Internacional (curso bíblico) e o projeto “Faz Sentido” (iniciativa de caráter apologético).

Departamento Infantil

Dos mais antigos e basilares, para além do já mencionado Departamento de Missão, destaca-se o Departamento Infantil, também conhecido como Escola Dominical. “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.” (Provérbios 22:6; ARC). Domingo após domingo, grupos de professores têm como missão instruir, cuidar, aconselhar e ensinar alunos dos 0 aos 17 anos. No final de cada ano letivo é organizado um passeio que reúne crianças, adultos e idosos para um dia de convívio, gratidão e evangelismo.

Em meados da década de 70, nasce um trabalho especial com crianças mais desfavorecidas, nas redondezas da cidade, de nome “Clube da Pequenada”, iniciativa que foi retomada na baixa da cidade alguns anos depois. O objetivo era estabelecer laços e dar-lhes a conhecer Jesus, através, por exemplo, do ensino de corinhos. Seguiu-se o projeto “Arca de Noé”, o antecedente do Culto Infantil. Ambos eram direcionados para um ensino bíblico adequado às faixas etárias menores. Anos mais tarde surgiram iniciativas como o Acampakids, dias onde as crianças (dos 6 aos 11 anos) acampam na sede e têm cultos e atividades especiais para elas, bem como o Especial Kids que consiste num dia em que o programa é semelhante ao referido anteriormente.

Departamento Juvenil

Os jovens sempre foram uma faixa etária suscetível às normas e ideologias propagadas pelo mundo. O Departamento de Jovens tem como foco as vidas dos jovens cristãos, ajudando-os a lidar com as problemáticas levantadas pela sociedade e com o processo de crescimento pessoal à luz da Bíblia. Iniciativas como reuniões temáticas, de estudo bíblico e oração, eventos de maior amplitude reunindo jovens de outras regiões e retiros de Páscoa e de verão têm sido fundamentais no amadurecimento espiritual. Para além destas iniciativas, e à semelhança do Especial Kids, existe a iniciativa do Especial INTIMUS, um dia onde os jovens se reúnem na sede para terem cultos e atividades especiais. Nas universidades é possível ter contacto com o Grupo Bíblico Universitário (GBU), o qual tem vindo a ser divulgado na e pela Assembleia de Deus de Coimbra, com o intuito de incentivar os jovens a proclamarem a sua fé no meio académico.

Diferentes focos, o mesmo objetivo

Donos de uma larga experiência de vida, os mais idosos têm sido pilares para a igreja. De forma a darem testemunho do que Deus tem feito nas suas vidas e de relembrar o passado glorioso, desejando algo maior e melhor da parte de Deus para o futuro, é realizado o Culto de Séniores. Também é realizado um trabalho de visitação que tem sido um refrigério para irmãos que, em consequência da doença/idade, não têm podido assistir aos cultos, bem como o serviço de capelania nos hospitais.

Também as mulheres têm beneficiado, de forma especial, de um trabalho evangelístico e de crescimento espiritual todas as semanas, nas intituladas Reuniões de Mulheres, que decorrem na sede.

A instituição que tem vindo a ser mais posta em causa é sem dúvida a da família. Pela sua importância e relevância na construção de uma sociedade equilibrada, a liderança instituiu a criação de um culto mensal onde a mensagem toca nos vários aspetos que lhe dizem respeito. O “Em família” conta com a participação dos mais jovens aos mais velhos na própria dinâmica do culto.

Louvor e adoração

Desde a sua fundação que a igreja sempre investiu nesta área. A extraordinária orquestra das primeiras décadas, o grupo musical “Farol do Mestre”, a participação de diversos solistas, bem como os grupos corais da igreja, que tiverem diversos maestros ao longo dos anos, são sempre lembrados com grande saudade, tendo sido instrumentos nas mãos de Deus para bênção da igreja, e muito úteis em muitas iniciativas levadas a cabo dentro e fora de portas.

No Salmo 150: 4-6, o salmista incita-nos a louvar ao Senhor com danças. Relembramos o grupo Carisma (extinto) e o grupo FOCUS (atual), ambos com o objetivo de apresentar uma mensagem da parte da Deus através da arte da representação e da dança, respetivamente.

No mesmo salmo é referido o uso de instrumentos musicais. Desde o início da história da igreja que esta pôde ser abençoada com o ministério de louvor, auxiliado mais recentemente pelos departamentos de som, imagem (projeção) e vídeo (transmissão online). O grupo de louvor sempre exerceu um papel fundamental na liturgia do culto, tendo o trabalho exigente de conduzir a congregação à adoração através do canto. Para servir cada vez mais e melhor, este tem procurado desenvolver-se, contando com um número significativo de músicos e cantores. Agradecemos a todos os colaboradores o fantástico trabalho que têm realizado.

Evangelismo

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!” (Mateus 28:19-20; ARC). Em resposta a este mandamento de Jesus, são realizados anualmente cultos de Batismos, onde pessoas após receberem a salvação, assumem publicamente o compromisso de seguir Jesus todos os dias da sua vida. É de frisar que é prestado um trabalho de apoio com os novos convertidos, nomeadamente na Classe de Discipulado, que por sua vez precedeu as aulas de preparação para o batismo, lecionadas pelos pastores na sede.

Associado ao evangelismo e discipulado destacam-se iniciativas atualmente extintas como o Café Convívio e o serviço de capelanias nas prisões. Iniciativas emocionalmente exigentes, mas extremamente impactantes que tinham como foco as pessoas marginalizadas pela sociedade e/ou mais vulneráveis. Também o ministério “On the Red Box” teve um forte impacto nas ruas da nossa cidade. Este consistia na pregação do evangelho em cima de uma caixa vermelha, fazendo uso de objetos simples. Das iniciativas evangelísticas que perduram até aos dias de hoje, salienta-se a parceria com o Desafio Jovem, trabalho que visa a restauração física, emocional e espiritual de pessoas toxicodependentes e o ConVida que em ambiente de café-concerto tem como objetivo dar testemunho da nossa fé de uma forma informal.

Outros meios de divulgar a Palavra consistiram no uso de um programa de rádio amador, com emissão na própria sede, e na criação de revistas (e seus semelhantes), com os títulos “Desperta Jovem” e “ADM@gazine”. Esta última estava destinada a reportar os eventos mais frequentes na igreja, partilhar o evangelho, testemunhos e conteúdos temáticos de edificação pessoal e congregacional. Com o mesmo objetivo e com um formato semelhante nasceu mais recentemente a revista “Reflexo”. Todos estes conteúdos ficam acessíveis na Livraria da igreja, permitindo aos irmãos beneficiar todos os meses da revista “Reflexo” e “Novas de Alegria”, de livros temáticos e/ou de Bíblias.

Áreas administrativas e Ministério de Ação Social

“Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda.” (Provérbios 3:9; ARC) Ofertar bens a Deus é uma das muitas formas que dispomos para honrar o Seu nome, sabendo que Ele olha sempre para a atitude do nosso coração quando o fazemos. Para que haja a boa gestão financeira, notável ao longo da história da igreja, é de destacar o trabalho realizado pela tesouraria. Sem dúvida que Deus tem dado sabedoria para administrar os bens.

É oportuno honrar o compromisso de cada irmão na entrega voluntária dos dízimos (oferta que reverte para o sustento da obra na sede) e promessas de fé (oferta que reverte para o Departamento de Missão). Momentos economicamente debilitantes como a grande crise de 2007/2008 e mais recentemente a pandemia da COVID-19, não foram um impedimento para que a obra avançasse.

Importa referir o impacto que a pandemia da COVID-19 teve na sociedade e na igreja em particular. O mundo parou, mas e apesar das dificuldades, a Igreja permaneceu fiel, porque ela é eterna! Tendo de se ajustar às exigências pandémicas a própria liturgia do culto foi alterada, passando este a ter transmissão online. Tal mudança foi possível com o trabalho prestado pelas equipas de som, vídeo e projeção que, dadas as circunstâncias, se reinventou, investindo tempo e recursos. Alguns meses depois foi possível regressar ao formato presencial, porém com fortes limitações ao nível dos contactos pessoais. A igreja agradece o trabalho de todos os que se voluntariaram para ajudar na higienização do espaço, garantindo a existência de condições para a realização de cultos presenciais. Neste período difícil algumas dinâmicas também tiveram de ser ajustadas. Agradecemos aos professores de Escola Dominical, líderes de jovens e membros do Ministério que se empenharam em criar diversos conteúdos, ajudando a igreja a crescer espiritualmente. Em pleno 2023, damos graças a Deus por podermos voltar à plena comunhão uns com os outros.

De forma a apoiar a cidade e as pessoas mais carenciadas, a Assembleia de Deus de Coimbra tem procurado dar resposta às necessidades com diversos programas de ação social. Do desejo que surgiu no coração de um grupo de irmãos nasceu, no final da década de 90, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, Casa do Pai — Centro de Apoio Social. Esta instituição pretendia prestar cuidados à população mais fragilizada, nomeadamente a população idosa. Após a sua fundação foi possível iniciar um serviço de apoio domiciliário, inicialmente restrito aos membros da igreja, mas que rapidamente se alargou à comunidade. No mesmo âmbito do assistencialismo foi criado o Ministério de Ação Social (MAS) que tem em vista suprir algumas necessidades económicas. Para suportar este ministério surge o Juntos.comE. O resultado do seu trabalho, que consiste no serviço de refeições ligeiras em diversos momentos e iniciativas, é canalizado para o MAS. Em 2018, teve início uma parceria com a Associação “Serve the City”. De dois em dois meses voluntários e convidados (pessoas em condição de sem abrigo ou numa situação de fragilidade) podem partilhar experiências e o evangelho à mesa, nos já habituais jantares comunitários.

Assuntos de carácter administrativo, como garantir o cumprimento de prazos e a manutenção de toda a gestão burocrática, estão delegados à secretaria da igreja, assessorada pelo gabinete de contabilidade. Agradecemos por todo o trabalho desenvolvido e aprimorado.

 “(…) comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade.” (Romanos 12:13; ARC) Receber e acolher todos os irmãos e visitas é um trabalho há muito desenvolvido pela equipa da portaria, exigindo sensibilidade, cuidado e amor. Agradecemos o empenho e serviço ao longo dos anos.

Liderança da igreja

Liderar é uma missão muitas vezes difícil, mas sem dúvida necessária. Agradecemos a todos os líderes de departamentos, incentivando-vos a prosseguir com a vossa boa liderança.

A igreja quer deixar um agradecimento especial ao Ministério da igreja. Reconhecemos a exigência e importância do vosso trabalho. Oramos para que Deus vos unja, capacite e abençoe para que a Igreja continue a crescer em maturidade espiritual e ganhe aqueles que se hão de salvar.

A todos aqueles que acolheram a chamada para servir a Deus a tempo integral (pastores, evangelistas, missionários e obreiros estagiários), que Ele renove as vossas forças de forma especial, pois a obra é grande, mas é Ele quem dirige e providencia todas as coisas. O vosso trabalho nunca foi, nem será em vão, pois a Palavra não volta para trás vazia (Isaías 55:11). O nosso coração está imensamente grato pelo vosso zelo, amor, auxílio, orações e espírito de sacrifício.

A igreja Assembleia de Deus de Coimbra quer ainda distinguir e honrar o ministério do Pastor João Pedro Carvalho e da Evangelista Célia Carvalho. São vários os anos de completa dedicação a esta igreja, pautados por sensatez, discernimento espiritual, amor a Deus e ao próximo, criatividade, sabedoria e submissão à voz Daquele que os enviou. Que Deus vos abençoe!

Segue-se uma singela homenagem a todos os obreiros da sede que um dia disseram “Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaías 6:8; ARC)

Pastores na Sede

  • Presidente, Pr. José Pessoa & Irmã Mary Pessoa (1963 – 1969)
  • Auxiliar: Pr. Miguel Coias & Irmã Carmina Coias
  • Presidente, Pr. Manuel Moutinho & Irmã Rosa Moutinho (1969 – 1972)
  • Interino, Pr. Durval Correia & Irmã Hermínia Correia (1972 – 1973)
  • Presidente, Pr. António Lourenço & Irmã Maria Pacheco (1973 – 1976)
  • Presidente, Pr. Miguel Coias & Irmã Carmina Coias (1976 – 1986)
  • Auxiliar, Pr. José Neves & Irmã Isabel Neves
  • Presidente, Pr. José Neves & Irmã Isabel Neves (1986 – 1993)
  • Auxiliares, Pr. José Carlos & Irmã Felismina Alves, Pr. Fernando Caldeira & Irmã Filomena Caldeira, Pr. Jorge Ferreira & Irmã Teresa Ferreira
  • Presidente, Pr. Casimiro das Neves & Irmã Maximina das Neves (1993 – 1998)
  • Auxiliar, Pr. Jorge Ferreira & Irmã Teresa Ferreira
  • Presidente, Pr. José Manuel de Sousa & Irmã Cidalina das Neves (1998 – 2001)
  • Auxiliares, Pr. Michelle Cruz & Irmã Dina Cruz, Pr. João Estevão & Irmã Natália Rodrigues, Pr. João Pedro Carvalho & Irmã Célia Carvalho
  • Presidente, Pr. João Pedro Carvalho & Evangelista Célia Carvalho (2001 – atualidade)
  • Auxiliares Pr. António Ramalho & Irmã Inácia Ramalho, Pr. Jorge Ferreira & Irmã Teresa Gonçalves, Pr. Rúben Martins & Irmã Sara Martins, Pr. Euclides Gomes & Irmã Lígia Gomes e Pr. Bruno Israel & Ev. Joana Simões
  • Obreiros estagiários na atualidade: Bruno Simões e Daniela Carvalho, Gonçalo Neves e Dina Neves

Nota: Outros alunos que a AD Coimbra enviou para o Instituto Bíblico, e que atualmente são pastores da CADP: Filipe Carvalho, Bruno Israel e Joana Simões, José Galvão, Fernando e Ângela Paiva, Samuel e Sara Pires, Hugo e Carla Nascimento, David e Raquel Miranda

Pastores nas Missões, na atualidade:

  • Núcleo da Guarda: coordenador Pr. José Galvão e Rute Alves
  • Trancoso: Missionários Absalon e Sarali Flores
  • Moimenta: Pr. Fernando e Ms. Ângela Paiva
  • Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo: Pr. Carlos e Ev. Anabela Canelas
  • Núcleo de Seia: coordenador Pr. José M. e Ev. Licínia Silva
  • Núcleo de Pombal: coordenador Pr. Victor e Manuela Santos
  • Núcleo de Soure: coordenador Pr. David e Ev. Raquel Miranda

A todos os que cooperam nas mais diversas áreas e a todos aqueles que intercedem, cuidam, jejuam, contribuem e amam, o nosso profundo e sincero obrigado. Que Deus abençoe a todos, hoje e sempre!

O início e o fim dos nossos agradecimentos convergem Naquele que é o fundador da igreja local e da Igreja: o nosso Deus! Oramos para que a Sua vontade se cumpra nestes vasos, muitas vezes quebrados, mas sempre alvo do Seu imenso amor e restauração. Que possamos estar despertos e desejar ardentemente um mover sobrenatural!

Perante todas estas coisas as nossas palavras são as mesmas do profeta Samuel: “Ebenézer – Até aqui nos ajudou o Senhor.” (I Samuel 7: 12; ARC)